top of page

Aumente seu rendimento com o uso da cafeína



O consumo da cafeína tem sido utilizada por atletas para a melhora da performance porém seus efeitos ergogênicos, dependem de vários fatores como, as dosagens de cafeína, tipo de exercício, intensidade do exercício, alimentação pré-exercício, habituação à cafeína, estado de condicionamento físico dos sujeitos e variações individuais, esses fatores interferem diretamente nos resultados sobre efeitos ergogênicos atribuídos à cafeína.


A cafeína atinge geralmente o pico médio de concentração plasmática entre 30 a 45 minutos, com uma meia vida plasmática de aproximadamente 3 a 7 horas.


Estima-se que uma xícara de 150mL de café contenha de 66 a 99mg de cafeína no café infusão, 66 a 81mg de cafeína no instantâneo, 48 a 86mg de cafeína no fervido, de 58 a 76mg de cafeína no expresso e de 1,3 a 1,7mg de cafeína no descafeinado.


No estudo de Pereira et al, nos esportes contínuos como, ciclismo, remo, natação e corridas, os resultados têm se mostrado satisfatórios em relação ao uso da cafeína. Verificou aumento da potência máxima gerada no minuto final do teste e reduziu a percepção subjetiva de esforço.


Utilizando a quantidade de 5 mg/Kg de cafeína em atletas amadores de esportes coletivos, verificaram melhora na capacidade de realização de sprints repetidos, que é um bom preditor de desempenho em modalidades coletivas.


Observou-se também um aumento do desempenho em exercícios de endurance utilizando uma dose baixa (3 mg/kg) e moderada (6 mg/kg) de cafeína, mas não para uma dose elevada (9 mg/kg).


Quer saber mais como incluir a cafeína na sua rotina de treinos? Entre em contato e agende uma consulta.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2024 por Wilderlane Nascimento. Todos os direitos reservados.

bottom of page