Você já comprou BCAA ou tem alguém conhecido que faz uso dessa suplementação?Saiba o motivo de ser considerado uma suplementação inútil!
Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) aparentemente desempenham importante papel no metabolismo de proteínas. Dentre os três componentes desse grupo de aminoácidos (leucina, isoleucina e valina), a leucina é a que possui maior potencial anabólico devido a seu estímulo para o início da translação proteica e um possível efeito na redução da proteólise muscular.
O efeito sobre a modulação estrutural do músculo não tem sido confirmado em pesquisas, portanto não há embasamento científico para se afirmar o efeito positivo sobre o ganho de força e, em consequência, desempenho esportivo. Por isso, em posição oficial da American Dietetic Association (ADA), Dietitians of Canada e American College of Medicine Sports (ACSM), os BCAA são considerados uma substância ergogênica que não executa o alegado.
Na prática clínica é desaconselhado o uso dos BCAA pelos atletas, mesmo que nas doses habitualmente utilizadas não exista relatos de efeitos deletérios para o rendimento esportivo ou saúde dos indivíduos, por não haver comprovação de efeitos positivos. Como o aminoácido com maior potencial anabólico dentre os de cadeia ramificada é a leucina, e as pesquisas indicam resultados promissores a partir de sua suplementação, em nossa prática o uso dos BCAA tem sido substituído por doses de leucina isolada.
Tá aí a importância de consultar com um nutricionista: você não desperdiça seu dinheiro e nem prejudica sua saúde! Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui
Quer ter uma alimentação ajustada com foco no seu objetivo nutricional? Agende uma consulta pelo WhatsApp (86) 981297730. Link na bio.
________________________
Nutricionista Wilderlane Nascimento - Nutrição Clínica e Esportiva CRN6 18352 .
Comentarios