O Covid-19 é mais perigoso para as pessoas que são portadoras de doenças crônicas, entre elas, as ocasionadas pela obesidade como, por exemplo. A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que ocasiona prejuízos ao indivíduo.
O excesso de peso promove alterações metabólicas e estruturais que tornam o indivíduo obeso mais suscetível a diversas doenças, como doenças cardiovasculares, alterações metabólicas, afecções pulmonares e apneia obstrutiva do sono, doenças renais, biliares e certos tipos de neoplasia.
É sabido que a função pulmonar adequada depende do funcionamento harmônico das estruturas que compõem o sistema respiratório.
Em indivíduos obesos, alterações estruturais da região tóraco-abdominal levam à limitação da mobilidade diafragmática e do movimento costal, ambos essenciais para a mecânica ventilatória adequada.
Além disso, o tecido adiposo é um órgão endócrino e parácrino, que produz grande número de citocinas e mediadores bioativos, gerando, em indivíduos obesos, um estado pró-inflamatório, que está associado ao hipodesenvolvimento pulmonar, atopia, responsividade brônquica, risco aumentado de asma e modificações dos fenótipos para essa doença.
Quer ter uma alimentação ajustada com foco no seu objetivo nutricional? Nesse período de quarentena estou atendendo virtualmente. Agende uma consulta pelo WhatsApp (86) 981297730. Link na bio.
Nutricionista Wilderlane Nascimento - Nutrição Clínica e Esportiva CRN6 18352 .
Comments