Sim, é seguro pedir comida por delivery, desde que você siga as recomendações de prevenção.
De acordo com autoridades globais, não há relatos de que o coronavírus (COVID-19) possa ser transmitido por alimentos e a forma de infecção é principalmente respiratória. Além disso, os alimentos cozidos não apresentam nenhum risco, a não ser que tenham sido contaminados após o preparo. Por isso é tão importante atentar-se à higienização e manuseá-los corretamente.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), ele pode persistir por poucas horas ou vários dias, dependendo do tipo de superfície, temperatura e umidade do ambiente. Entretanto, são eliminados pela higienização ou desinfecção das superfícies pela ação de detergentes, sabões e desinfetantes, bem como pela lavagem das mãos.
Destaca-se que o vírus é sensível às temperaturas normalmente utilizadas para cozimento dos alimentos (em torno de 70oC), e que precisa de um hospedeiro – animal ou humano – para se multiplicar.
_____
E OS ALIMENTOS CRUS? O cuidado deve ser redobrado em caso de alimentos crus e frescos. Mas, de forma geral, a segurança deve estar preservada se o estabelecimento seguir à risca a RDC ANVISA no 216/04, bem como outras regulamentações vigentes, conforme biblioteca de normas de alimentos da Anvisa.
________________________ Nutricionista Wilderlane Nascimento - Nutrição Clínica e Esportiva CRN6 18352 | Instagram @w.nutri
Comments