Um estudo está sendo divulgado, e muito comentado em meios de comunicação, sobre o possível papel da vitamina D na prevenção da doença, causada pelo novo coronavírus (Covid-19).
No entanto, esse é mais um estudo meramente de associação: indivíduos mais idosos e com comorbidades têm níveis menores de vitamina D. E são justamente essas as pessoas mais suscetíveis aos desfechos adversos pelo Covid-19.
A redução dos níveis de vitamina D é muito frequente na população em geral, sendo ainda mais comum em idosos e pacientes com doenças crônicas. Assim, o presente estudo não estabelece nenhuma relação de causa x efeito entre hipovitaminose D e evolução da infecção pelo Covid-19.
Portanto, nesse momento, não há indicação para a suplementação de vitamina D na prevenção ou no tratamento da infecção pelo novo coronavírus.
Fonte: SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).
⠀ ___________ Quer ter uma alimentação ajustada com foco no seu objetivo nutricional? Nesse período de quarentena estou atendendo virtualmente. Agende uma consulta pelo WhatsApp (86) 981297730. Link na bio.
________________________ Nutricionista Wilderlane Nascimento - Nutrição Clínica e Esportiva CRN6 18352 .
Comments