Quanto de água devo tomar?
Não é segredo para ninguém que a ingestão correta de líquidos e principalmente água, é fundamental nos processos metabólicos do nosso organismo.
A melhor forma para perceber se a ingestão de água está correta não é esperar a sede e sim utilizar a coloração da urina. Aqui, a tabela indica a correta coloração, porém é necessário frisar que excesso de corantes pode alterar essa forma de medir.
Regras como ‘2 litros ao dia’ e ‘de 6 a 8 copos’ não devem ser tomadas como verdades, tendo em vista que o peso corporal, a idade e o nível de atividade física pode alterar tais fatores.
Um cálculo simples, porém eficaz é utilizar o seu peso e multiplicar por 35 ml. Ou seja, um homem com 70 kg beberia 2450 ml, já que 70*35=2450. Essa quantidade deve ser dividida durante o dia e entre uma refeição e outra, para melhor absorção e utilização do líquido.
É necessário também repor a perda que ocorre durante o exercício. Uma boa maneira de quantificar essa perda é se pesando antes e logo após a realização do treinamento já que boa parte do peso alterado é devido a perda hídrica (não, você não perdeu gordura assim tão rápido e não, suor não significa perda de tecido adiposo e sim perda de água e eletrólitos).
Exercícios intensos e prolongados podem diminuir a concentração hídrica em até 1,5 litros por hora no organismo.
Atletas de endurance durante treinos e provas prolongadas precisam dar devida atenção a essa perda, repondo durante as atividades e utilizando bebidas energéticas com solutos com carboidratos e cloreto de sódio.
A fórmula caseira utiliza uma porção de 8% de carboidrato e 0,15 de sal para cada 100ml de água, ou seja, em um litro de água são adicionados 80gr de maltodextrina, por exemplo, e 1,5gr de sal.
Quer ter uma alimentação ajustada com foco no seu objetivo nutricional? Agende uma consulta pelo WhatsApp (86) 981297730. Nutricionista Wilderlane Nascimento - Nutricionista Clínica e Esportiva - CRN6 18352.
Comments